terça-feira, 27 de agosto de 2013

EMPOLI 1

Hoje começamos o dia pegando o trem para Empoli, cidade que fica a meia hora de Firenze. É muito engraçado, pois quando dizíamos que iríamos à Empoli, todo mundo falava que não íamos encontrar nada lá. Para nossa surpresa, quando fomos procurar alguma coisa sobre Empoli na internet, só aparecia a Praça principal, o Duomo e pouca coisa mais. Bom,vamos ao que aconteceu na nossa viagem; Chegamos por volta de 10:00 horas e fomos direto à Praça principal
Antes, porém passamos pela Igreja da Madona del Pozzo, que tinha um cartaz informando que as missas das 11:30, de agosto estariam suspensas por motivo de férias do pároco.
Chegamos à Praça principal que tem uma bela fonte e quatro leões, por isso é chamada de Praça dos Leões.
O Duomo fica nesta praça e é feito no estilo da época de mármore verde e branco.
Entramos como quem não quer e não espera nada, mas fomos ficando deslumbrados como que víamos Conversamos com o sacristão que nos disse que a Igreja é de 1409, 10 anos antes da criação da cidade.
No caminho da sacristia, encontramos esse órgão que foi doado à igreja em 1503, que no princípio era à manivela, mas com a modernidade, hoje é tocado à eletricidade.
Disse à nós, o sacristão, que o teto visto nas fotos foi totalmente recuperado em 1945, logo após a guerra, pois os alemães na sua fuga derrubaram todas as torres das igrejas da cidade inclusive a do Duomo. Saímos com o sacristão, nosso amigo recente amigo, por uma porta lateral da igreja, dizendo que iria nos levar ao Museu de Santo André, onde estão todas as obras de arte que existiam na igreja, quando de sua depredação pelos alemães. Chegando ao Museu, depois de um papo com a recepcionista, ela nos fez um preço especial para idosos de € 1,10 por pessoa. Que com nossos botões achamos que seria muito. Amanhã vamos mostrar nossa surpresa ao percorrer, sozinhos as dependências do Museu que tem obras lindíssimas. Até amanhã.

2 comentários: