segunda-feira, 3 de junho de 2019

CASTELLANA GROTTE

Saimos de Alberobello com destino a Castellana Grotte que dista somente 12 km, possui 18.000 habitantes e tem como principal atração uma grande caverna, chamada Grotte em italiano. No caminho encontramos o Santuario Madonna Della Vetrana que é dirigido pelos Frades Menores, anteriormente Alcantarini, desde 1714.






É muito interessante a história ligada a essa santa O ícone no centro do altar é um afresco do século XIV e a Santa é venerada com esse título por que, por milagre, libertou o povo de Castellana da peste (vetrana em dialeto local) de 1691





Há uma imagem da Madona posta na capela do Santissimo Sacramento e na frente dela o óleo que foi usado na cura dos doentes e que dizem que queima interruptamente ha mais de três séculos.




O óleo é doado todo ano pelo povo de Castellana e bento pelo Diretor do Santuário por intercessão da Virgem e dizem que tem o poder de graça e cura. Detalhes da Igreja com altar principal, o teto com suas aberturas, além de afrescos e um belo crucifixo.









Saímos do Santuário em direção a principal atração de Castellana que é uma caverna, que fica localizada em um parque às portas do Vale Itria, e estão a 330 metros do nível do mar no planalto calcário formado no Cretáceo superior cerca de noventa a cem milhões de anos atras. No parque existem trullis que nos lembram de estarmos na Puglia.




As visitas às cavernas serpenteiam ao longo de 3 Km, sempre com auxilio de guias, e à uma profundidade de 70 metros em média. A temperatura média interna é de 16,5 °C Vejam as fotos que conseguimos tirar















Amanhã continuaremos explorando mais cidades da Puglia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário