sábado, 4 de maio de 2013

PISTOIA

Íamos à Greve in Chianti, mas por não ler direito, só havia ônibus, que sairia de Firenze somente as 11:00 horas e não daria tempo para visitar o que queríamos. Atravessamos a rua e pegamos um trem para Pistoia. Pistoia é uma cidade italiana da região da Toscana, com cerca de 84 mil habitantes.. Nela se localiza o Cemitério de Pistoia, que fica fora da cidade, e não fomos, onde foram enterrados os soldados brasileiros da Força Expedicionária Brasileira - FEB que lutaram ao lado dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. Em 1960 corpos que alí estavam, foram transferidos para o Aterro do Flamengo, mas em Pistoia permanecem as placas com os nomes. A cidade é a terra natal do Papa Clemente IX, que liderou a Igreja Católica entre 1667 à 1669 e está enterrado na Chiesa de Santa Maria Dell´Umiltà. A Zezé gostou da troca, pois quando chegamos era dia do Mercato, onde se compra de tudo desde artigos para casa , passando por roupas, sapatos até frutas e verduras. Como toda cidade da Itália, todas as riquezas e objetos de arte, estão quase sempre em Igrejas, dai nosso blog ter sempre diversas delas em cada um dos lugares que vamos. .Hoje mostraremos igrejas mas também coisas que achamos interessante da cidade Começamos nossas visitas pelo Batistério na Piazza del Duomo, que tem um teto muito alto e afunilado e somente um altar belíssimo. No Batistério, fomos informados de um altar no Duomo, feito inteiramente de prata, que levou cerca de trezentos anos para sua construção, segundo nosso guia Vinicius da Pistoia Não poderíamos de deixar de colocar uma foto do teto onde esta o altar e de Vinicius da Pistoia Andamos por belíssimas igrejas com belíssimos quadros e afrescos, mas vejam a preocupação que tem em mantê-los para que possamos desfrutar dessa maravilhas. Onde existe um pedaço sequer ele é conservado como mostram as fotos abaixo: Passamos pelo Ospedale (Hospital), que tem na sua fachada detalhes datados de 1514-25 de Giovanni Della Robbia que também fez a entrada do Duomo. Temos que destacar, que embaixo do Ospedale existe um Museo Pistoia Sotterranea com 650 metros que data de 1277 e era o Antigo Ospedale del Ceppo. Não deu tempo de fazer esta visita. Nos chamou a atenção, o que não é nada comum para nós no Brasil, um açougue, aqui chamado de macelleria, de carne de cavalo. Outra coisa que nos chamou a atenção foram diversas ruelas ou becos ótimos para fotografar Encontramos também praças muito bem cuidadas Como puderam ver existe muita coisa interessante em Pistoia, que aconselhamos colocar no roteiro de qualquer turista que for à Toscana