sexta-feira, 10 de maio de 2019

TIVOLI

Hoje vamos à Tivoli que fica em uma das colinas de Roma.
 Como sempre, para nossa sorte, um tempo maravilhoso com muito sol e a luminosidade muito grande que de vez em quando atrapalha fotos de dentro do carro.
A auto estrada A1 que liga Florença à Roma passa por diversa cidadelas , sendo uma delas Orvieto que fica lá em cima do monte (foto do meio abaixo) e castelos tornando a viagem muito agradável e sem monotonia.



Chegamos à Tivolli, e como não podíamos perder tempo, pois nosso caminho do dia era de 500 Km, sendo intento dessa viagem conhecer a Puglia e essa era a distância entre Florença e nossa primeira parada Benevento, que mostraremos em uma outra postagem.
Fomos direto à principal atração da cidade que é a Villa D´Este que desde 2001 foi considerada Patrimônio da Hmanidade.
A Villa d'Este foi encomendada pelo Cardeal Ippolito II d'Este (1509-1572), filho de Afonso I d'Este e de Lucrécia Bórgia, e neto do Papa Alexandre VI. Ippolito havia sido nomeado Governador de Tivoli pelo Papa Júlio III, com oferta da villa[1], a qual ele reconstruiu inteiramente segundo planos de Pirro Ligorio, sob a direcção do arquitecto-engenheiro de Ferrara, Alberto Galvani, arquitecto da Corte dos Este.
 O pintor chefe da ambiciosa decoração interior foi Livio Agresti, de Forlì.
A partir de 1550 até à sua morte, em 1572, quando a villa estava quase completa, Ippolito criou um cenário palaciano rodeado por um fabuloso jardim em terraços ao Estilo renascentista tardio maneirista, o qual tirou total vantagem da dramática encosta mas requereu inovações para trazer um caudal suficiente de água, a qual foi empregue em cascatas, tanques de água, canais, lagos, jactos de água, fontes e jogos de água como poderemos ver nas diversas fotos que tiramos. Inicia-se a visita pelo castelo







Apreciem os afrescos das salas que são belíssimos





Detalhes deste afresco




Achei uma janela que pude dar asas à minha veia de fotografo e vejam como ficou bonito


Continuando pelas salas com suas paredes e tetos






Imaginem pintando esses tetos








Voltando a caminhar pelas salas






Sempre quando me falavam da Villa D´Este, era sob suas fontes e quando conseguimos sair do castelo, começamos a acha-las e vejam que maravilhas








A mais pitoresca e um dos símbolos da vila, é a fonte com 100 chafariz






Outras fontes não menos importantes







A mais famosa e grandiosa é a de Netuno que realmente é uma beleza e muito grande







Continuamos caminhando para apreciar detalhes dos jardins








Para descer todo santo ajuda e tudo é novidade, mas para voltar é um sufoco danado, principalmente por estarmos com pressa pois o caminho seria longo.


Até amanhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário