sexta-feira, 24 de maio de 2019

SAN GIOVANNI ROTONDO

Depois de passarmos por Pietrelcina que é a cidade de nascimento do Padre Pio, fomos a San Giovanni Rotondo que a cidade onde passou grande parte de sua vida. Para se ter uma comparação quando chegamos a San Giovanni Rotondo, tivemos a impressão de estar em Aparecida, com uma grande diferença é um lugar de fé realmente, pois não existe um comércio que afronte o fiel. A cidade é uma comuna italiana da região da Puglia, província de Foggia, com cerca de 26.000 habitantes e vive em função do Padre Pio e logo na chegada se depara com a estrutura grandissima do convento onde morava e atendia os fieis.

Fomos direto ao Santuário de São Pio de Pietrelcina, construído por Renzo Piano, um dos maiores arquitetos italianos, depois que Padre Pio foi canonizado) . Vejam como é suntuoso o santuário e notem que não existe comércio em volta.




Não é que não tenha comércio, mas existe apenas uma sala que vende recordações. Entramos pela igreja que mesmo no estilo moderno é muito bonita. è rezada missa de hora em hora










Seguimos por um corredor com as paredes e teto todo decorados com mosaicos dourados que nos levaria à sala onde esta o corpo do San Padre Pio. Esse trajeto é muito bonito e merece que eu mostre muitas fotos.Notem que os mosaicos nas paredes fazem sempre menção à São Francisco que é da mesma ordem do Padre Pio e os dois receberam os estigmas de Jesus.






















Chegamos na sala onde esta o corpo do Padre Pio e vejam quanta gente vai lá todo dia







Detalhes do salão





Finalmente depois de muita confusão pois fica uma fila unica para passar ao lado do esquife, e ver o corpo intacto do Santo.






Fizemos uma pausa na viagem da Puglia para colocar junto Pietrelcina e San Giovanni Rotondo por que tem relação com o Padre Pio que nasceu na primeira em 25 de maio de 1887 e morreu na segunda em 23 de setembro de 1968. Na próxima postagem continuaremos nossa viagem.

quinta-feira, 16 de maio de 2019

PIETRELCINA

Saímos de Benevento com destino à Pietrelcina, cidade natal do Santo Padre Pio, santo muito popular na Itália.
 São somente 15 quilômetros de distância e lá chegando fomos direto ao Convento da Ordem dos Frades Menores Capuchinos.
O convento foi onde Frei Pio começou sua vida religiosa, e possui uma capela que hoje é dedicada a ele. Existem duas cidades na Itália que estão muito ligadas ao padre Pio, a primeira é Pietrelcina que foi aonde nasceu,e viveu seus primeiros anos religiosos e a segunda é San Giovanni Rotondo onde existe um grande santuário em sua homenagem e onde está seu corpo, que mostraremos em uma próxima postagem, pois estivemos lá também. 
Visitamos a igreja que é singela, mas de enorme importância para a cidade de Pietrelcina, por ser Padre Pio alvo de uma veneração popular de grandes proporções principalmente em razão de muito de seu carisma e de seus dons espirituais que lhe são conferidos como dom da bilocação, dom da levitação,das curas milagrosas, de perfumes que dele exalavam, entre outros.






Ao lado da igreja fica o Museu com recordações do santo. Notem que el tinha o habito de usar luvas, por ter as chagas de Jesus.












Outra grande atração da cidade e tem até um percurso pré determinado, é uma visita à casa do Padre Pio, casa que morava com seus pais.










O mais interessante, é que em toda a Itália, existem cidadelas de 3 a 4 mil habitantes, com histórias fascinantes como acontece com Pietrelcina.
Seguindo nosso roteiro estaremos nas próximas postagens na Puglia, uma região que tem muito a ver com o mar e com produção hortifruti italiana.