terça-feira, 6 de dezembro de 2016

SOVANA

Saimos de Sorano com destino à Sovana e como podem perceber a estrada além de muito bonita passa muito perto das tumbas etruscas embutidas nas paredes da montanha, que já mostramos de longe na postagem de Sorano

Sempre na Itália, por ser um país muito católico, encontramos durante nossas viagens capelas que formam uma visão muito bela perincipalmente com a vegetação de outono

Essa parece uma região que tem uma criação muito grande de carneiros laníferos como podem ver abaixo, inclusive com seus famosos cães que ajudam no pastoreio deles

O trajeto é muito bonito e rápido, pois são poucos quilômetros, que parecem bastante por ter que andar na velocidade de 50 Km horários.

Chegamos à Sovana pequenina cidade de apenas uma rua.
Para sermos mais precisos Sovana é uma frazione da comune de Sorano, ou seja, é um bairro dentro do município. Sua população tem se mantido entorno de 120 a 140 habitantes

Começamos nosso passeio por um dos extremos da unica rua onde fica a antiga Catedral de São Pedro, construída no seculo X pelo Papa Gregorio VII uma vez que era sua cidade natal. As fotos abaixo nos mostra a nave central, o altar bem rustico, além de afrescos que ainda restam no seu interior.

A pia batismal está intacta desde aquela época

Vejam uma vista da catedral com o pinheiro típico da Toscana

Fomos caminhando pela rua e vejam os muros feitos de pedras chamadas tufo como de Pitigliano, motivos bastantes instigantes, com chãos muito limpos, casa com belos jardins, alem de portas que mostram abandono de algumas residências com seus jardins bem cuidados.

A certa altura a rua de abre em uma praça onde estão o Palazzo del Archivio

O Palácio Pretório

A Igreja de Santa Maria Maggiore datada do século VII com seus afrescos

Treminamos a rua com vista para a Rocca Aldobrandeschi Rocca aldobrandesca, que mostra a estrutura pre existente da época etrusta do ano 1000, como sede e simbolodo poder da família Aldobrandeschi abandonada no fim do século XII e restruturada no século XV. Com a ascenção ao Granducado da Toscana, no século XVI, Cósimo I dos Médici faz nova reestruturação.
Hoje como podemso ver são somentes ruinas novamente.

A Itália nos encanta pois uma cidade de apenas uma rua tem tanta coisa para mostrar e ainda mais para ver. Continuaremos nosso passeio em direção à Pitigliano mostrando mais um pouco da região em outra postagem.

quinta-feira, 7 de abril de 2016

SORANO

Saímos de Pitigliano, mais precisamente do nosso Agriturismo Cerchio Verde, depois de café da manhã que poderíamos dizer digno dos deuses, pois foi feito somente pra nós, desejum este que pode ser visto pela foto seguinte:

Nossa viagem nesse dia tem o intuito de continuar explorando cidades da Toscana e para tanto saímos em direção à nossa primeira cidade que seria Sorano. Antes de chegar na cidade nos deparamos com a Fortezza Orsini que é uma beleza, onde pudemos tirar algumas fotos

Encontramos em frente a Fortezza oliveiras bem carregadas

Chegamos a Sorano e começamos a explorar a cidade e vejam a entrada antiga da cidade

Nessas cidades mais antigas há necessidade de se fazer tudo a pé e normalmente tem que se subir muito para se chegar ao seu topo

Também, existe no nível que estamos coisas mais abaixo para se ver

Continuamos subindo

Encontramos uma pequena igreja no caminho e vejam que imagem interessante de um Cristo com o corpo todo coberto de chagas

Continuamos subindo e não é para nos gabar o casal com um fôlego de tirar o chapéu, pois na ultima foto da sequência abaixo podem perceber que ainda falta muito

Cada vez que mais se sobe, temos vistas cada vez mais belas que não nos deixam desistir, é muito bonito as cores das arvores no outono/inverno

Chegamos ao topo donde podemos ver novas paisagens, além de tumbas etruscas encravadas na montanha ao longe

Como diz o ditado tudo que sobe desce e evidentemente sempre achando novas e bonitas cenas para fotos

Vejam como descemos muito pois estávamos lá em cima

Descemos tanto que necessitamos subir novamente para chegar ao nível da entrada

Chegamos à praça onde estacionamos nosso carro como todos fazem porque, não existem ruas largas que passem carros dentro da cidade murada, para seguir viagem para Sovana e Saturnia que dizem ter uma cascata de águas azuis.

Então pé na estrada para Sovana