segunda-feira, 21 de outubro de 2013

VIA DEI NERI 6

Saindo um pouco da Via dei Neri, mas tendo a mesma receptividade com que nos acolheram em Firenze, temos três lugares que não poderíamos deixar de mencionar:
 O Primeiro é o Caffè Ponte Vecchio, que fica no final da Ponte Vecchio, do lado esquerdo, para quem vai em direção do Palácio Pitti, onde tomávamos nosso cafezinho diário. Eu disse cafezinho de propósito pois o expresso italiano, como diz Zezé é de um gole só.
Toda vez que lá chegávamos éramos muito bem recebidos pelo Leon e pelo Sr. Ferruccio que sempre se oferecia para me ajudar se estivesse cansado dos afazeres de nossas férias.
Dizia que iríamos cansar de não fazer nada. Um lugar muito agradável que recomendamos e se lá forem digam que são amigos nossos.







O segundo é a Trattoria Bordini que fica na rua que passa ao lado da Igreja de Santa Felicita, na Via Stracciatelli 9/r, que serve refeição à preços bastante bons, principalmente no almoço, onde se come primeiro e segundo prato por 7 euros ou então uma bisteca com salada ou batata arrosto por 10 Euros. Quem quiser e gostar pode pagar um pouco mais se fartando com a mesa de doces caseiros que é uma delícia. Sem falar também na simpatia do atendimento por todos

.




O terceiro e ponto obrigatório de parada toda noite, pois para mim não existe sorvete mais gostoso que o italiano, é o Festival do Gelato que fica na Via dei Corso quase esquina com Via Calzaiuoli, onde se toma um sorvete, para meu gosto maravilhoso, de chocolate amargo misturado com menta que é uma delícia, sem falar na variedade que tem dos outros sabores. São tão amáveis no atendimento, que era só entrar na porta e já brincavam comigo dizendo se era o mesmo de sempre para irem preparando.





Esses três lugares e principalmente o Restaurante Mangiafuoco, são lugares que ficaram como extensão da Via Dei Neri, ou seja muito especiais para nós durante nossa estadia em Firenze e que cada vez que lá estivermos precisamos revê-los, além dos já citados em postagens anteriores, como amigos que nós deixamos lá.
 Estamos preparando para vocês algumas postagens que quando fomos rever as fotos (34.000)que tiramos durante nossa permanência de 6 meses, vimos lugares e obras belíssimas que merecem serem compartilhadas com todos aqueles que nos acompanharam durante esse tempo todo. Portanto continuem nos prestigiando pois sempre teremos novidades. Até mais.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

VIA DEI NERI 5

Continuando a falar da nossa rua , e agora já com saudades dela, pudemos quando lá chegamos encontrar pessoas maravilhosas que nos acolheram no primeiro instante e sempre dispostas a nos ajudar, a desenrolar a língua, dando dicas sobra a cidade e muitas vezes servindo de guia e desvendar os mistérios e curiosidades de Firenze.
 Uma delas e que foi a primeira pessoa que contactamos na rua, foi a Brunina, uma senhora fantástica sempre alegre e prestativa, sem nos esquecer da Paola sua sócia.
Só nos últimos dias viemos a saber que o nome do estabelecimento delas que se chama Lanzo Caffè e Enoteca,é em virtude da família ser produtora de café na Sicília. Vejam as fotos das duas e seu estabelecimento.





Outra pessoa muito amável e que sempre tinha uma palavrinha para trocar com a gente era o Mounir,que tinha seu atelier na frente de casa e também vendia aquarelas na Ponte Vecchio.
 Foi a primeira pessoa a me pagar um café. Segundo a Zezé, que entende de pintura, o Mounir tem quadros belíssimos, com temas sempre girando em torno da Toscana assim também como suas aquarelas. Também tinha sempre dicas e demonstrava sua cultura com as coisas da Itália, um papo verdadeiramente interessante. Vejam no seu atelier na Via dei Neri , sempre muito bem frequentado




E seu atelier na Ponte Vecchio




A última mas tão importante como as outras duas era o açougueiro Giovanni, que nos fornecia uma salsicha, como chamam a linguiça lá muito parecida com a brasileira. Trocamos bons papos depois que soube que eu era agrônomo,sobre raças italianas e francesas,e me levou na câmara fria para mostrar os diversos tipos de cortes que lá tem.






Amanhã vamos mostrar lugares que não estão na Via dei Neri mas que merecem serem visitados,pois são dicas boas, para qualquer turista que chegue à Firenze. Até amanhã.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

VIA DEI NERI 4

Estivemos em recesso esses dias, mas esperamos continuar firmes com o nosso propósito de levar o blog à frente. Nossa parada se deu em função primeiro de dificuldades com a internet, e nossa viagem de volta ao Brasil.
Já estamos em casa, mas com muitas coisas ainda por mostrar para vocês, pois conseguimos fazer um acervo total, não que todas sejam aproveitadas, mas de mais de 34.000 fotos que esperamos nos deem condições de continuar por muito tempo e quem sabe mostrar dicas também do nosso Brasil,
aproveitando as nossas andanças pelo nosso país.
 Vamos ao que interessa que as dicas da Via dei Neri que continuando apresentaremos nesta postagens mais três lugares que nos são muito caros e que vale a pena, estando em Firenze, poder desfrutar das delícias desses lugares.
Na Trattoria da Benvenuto nesse tempo que lá tivemos pudemos almoçar e jantar muitas vezes, sempre com a cortesia de todos que lá trabalham, mas com um destaque especial para o amigo Giuseppe que tinha a paciência de conversar conosco, nos ajudando a aprimorar o nosso italiano Podemos dizer que é um restaurante que tem uma ótima comida e preços convidativos para quem esta de férias em Firenze.






Também na rua existe um lugar bastante acolhedor e que tem uma comida também excelente, principalmente para quem aprecia uma tripa alla fiorentina (cinco euros) que o Paolo, na foto abaixo, prepara na hora e que pode ser inclusive ser levada para casa. Foi aí nesse restaurante que achei a cerveja gelada como nós brasileiros gostamos ou seja trincando como dizemos aqui no Brasil e pasmem pelo preço de apenas dois euros uma long neck. Ele tem diversas marcas, uma maravilha.




Por último por hoje mas com a mesma importância dos outros a Via dei Neri também tem uma gelateria muito boa e que prepara além de gelatos , mousses e profiteroles muito gostosos. Não preciso dizer que fui um frequentador assíduo dela.





Amanhã continuaremos dando mais dicas da Via dei Neri mas já com saudades do tempo que alí ficamos. Até amanhã.