segunda-feira, 26 de agosto de 2013

VINCI

Hoje fomos à Vinci, cidade onde nasceu Leonardo da Vinci. Cidade pequena que tem como atração a casa e dois museus de Leonardo da Vinci. Atravessamos o Rio Arno em Empoli, e depois de 15 minutos chegamos à Vinci.
Cidade também medieval, que foi fundada pelo Conde Guidi na primeira metade do século XII, que fez o Castelo di Vinci que em 1254 passou ao domínio fiorentino e em 1273 foi transformada em Comune.
Na localidade de Anchiano, pertencente à Comune de Vinci, nasceu Leonardo da Vinci em 15 de abril de 1452. A casa está distante 3 quilômetros da cidade e como estávamos de ônibus não conseguimos vê-la, mas acredito que não perdemos nada, pois com certeza ele não estaria lá. Já quando se entra na praça de ingresso ao castelo se vê a escultura que Mário Cerotti fez em 1987 L´Uomo di Vinci.
Uma das atrações é a Igreja de Santa Cruz, onde tem a Pia Batismal, onde foi batizado Leonardo.
O recinto da Pia Batismal é decorada com esculturas de metal de Cecco Bonanotte, que tem obras no Vaticano e no Pálacio de Luxemburgo em Paris.
Na Piazza dei Guidi encontramos uma praça interessante, feita por Mimmo Paladino, desenhos e esculturas interessantes, vejam só
Primeiro e por ter a bilheteria, fomos ao Museo Leonardiano, que fica na Palazzina Uzieli, que tem algumas invenções de Leonardo ligado principalmente ao setor têxtil e instrumentos para levantar material usado na construção do Duomo de Firenze
E um relógio que marcava além das horas as fases da lua.
Saímos dali e fomos Museu Leonardiano que fica na Torre do Castelo dei Conti Guidi, que possui um afresco belíssimo e uma escultura vitrificada de Della Robbia
Nessa parte existem inventos de Leonardo ligados à armamentos, sua mania de voar e alguma coisa sobre navegação. Todos os protótipos foram feitos pela Universidade de Firenze baseados nos desenhos de Leonardo da Vinci.
E o protótipo de sua bicicleta.
Passamos pelo Santuário della Santíssima Annunziata que tem uma belíssima Anunciação de Fra´Paolino da Pistoia de 1525.
E fomos embora com paisagens muito bonitas das plantações de oliveiras que circundam a cidade.
Amanhã vamos visitar Empoli com histórias fantásticas contadas por um historiador local, que conhecemos e nos acompanhou, chamado Alessandro Trinci. Até amanhã.

2 comentários:

  1. Interessantissimo !!! Bela viagem !!!! Até amanhã ! Bj

    ResponderExcluir
  2. Muito bom poder conhecer um pouco da história da cidade do grande Leonardo da Vinci!!!
    Bacione

    ResponderExcluir