sábado, 31 de agosto de 2013

EMPOLI 4

Como disse ontem, encontramos com o Sr. Alessandro, que vendo o nosso interesse pelas coisas de Empoli, começou a contar toda a história, dela, começando o nosso itinerário por um beco, que nos levaria até a Igreja de Santo Stefano. Vejam só
No caminho nos contou que Empoli era uma cidade murada, de propriedade de famílias de posse de Firenze, e que todo o comércio que vinha para Firenze, passava por ela, pois o Rio Arno só era navegável desde o Porto de Pisa até lá. A cidade era murada para poder ter uma garantia de negócios com segurança. Quando entramos na Igreja logo a primeira Capela, tinha sido nos primórdios , dedicada à Santo Stefano, que depois foi coberto por um painel, de devoção da família seguinte. Vejam a estátua de Santo Stefano por uma abertura do painel.As flechas que caem em direção à sua mão,simboliza a peste que ele evitou em Empoli.
Tiramos uma fotografia de todo painel de Santo Stefano para mostrar à vocês uma torre que está a beira do Rio Arno, e guardem bem essa imagem que voltaremos a ela mais tarde.
Continuamos nossa visitação recebendo uma aula em cada lugar que passávamos.
O afresco abaixo representa o milagre das perdizes , história de San Nicola da Tolentino, porque estava doente, seu superior mandou que comesse uma perdiz. Querendo ao mesmo tempo fazer jejum e não desobedecer a ordem dada, pediu ao Pai uma solução e foi quando a perdiz em seu prato se transformou novamente em pássaro e saiu voando.
Quando comentamos que a Zezé era Del Nero, com o Sr Alessandro, ele rapidamente saiu por uma porta lateral mostrando que a rua onde estávamos era Via Dei Neri. Aproveitando para mostrar na volta a porta que foi feita em 1493.
E continuamos a saber pelas narrativas mais detalhes da igreja.
Vimos duas estátuas belíssimas de alabastro.
Um quadro de Caravaggio.
. Um altar onde fica o Santíssimo em que no centro tem uma Anunciação de mármore, e nas laterais duas estátuas de terracota, que se não tivessem descascando diríamos que eram de mármore também.
Entramos por uma porta secreta na sacristia, e fomos sair no hospital da cidade, onde o Sr Alessandro foi nos mostrar o que restou da torre e do muro que aparecem na figura de Santo Stefano que pedi que lembrassem anteriormente,no começo da visita à igreja
Na volta à igreja passamos por uma sala onde estavam as ambulâncias, e ela tinha no centro um crucifixo que era ladeado por vários artoches que segundo nosso guia especial, Sr Alessandro, nos disse serem usadas para iluminar o caminho para buscar doentes quando ainda não existia luz elétrica.
E continuamos, de volta à igreja a apreciar suas obras.
No altar abaixo, dedicado a Madonna Bruna, esta sem sua estátua, pois ela foi tirada por Napoleão Bonaparte que a deu de presente para sua irmã, e ninguém sabe até hoje seu paradeiro.
Como podem imaginar foi uma grande aventura em Empoli, ainda mais tendo como guia o Sr. Alessandro Trinci, que não nos cansamos de agradecer a gentileza com que nos atendeu, gastando parte de seu dia. Somos muito gratos à ele. Podemos dizer a todos que se puderem deem um pulo à Empoli, pois vale a pena. Amanhã vamos fazer um passeio diferente indo ao Parque Cascine. Até amanhã.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

EMPOLI 3

Conforme combinamos ontem seguimos nosso passeio pelo 2° andar do Museu de Santo Andrea em Empoli. Vamos às obras
Vejam que maravilha encontrar um tesouro deste, e somente para nós dois, pois não tinha mais ninguém no local.
Quando pensávamos que tinha acabado, olhando através da janela, vimos mais obras no terraço, que com um simples pedido, fomos atendidos prontamente pela moça do museu, que as abriu. Na sacada existem obras de cerâmica vitrificada, inclusive de Della Robbia, que são muito bonitas
Quando fomos nos despedir da moça que toma conta do museu, ela tinha chamado um senhor que foi comerciante em Empoli e hoje está aposentado, que iria nos mostrar a Igreja de Santo Stefano. Fomos apresentados ao Sr. Alessandro Trinci, que por sinal de uma simpatia impar e para nossa sorte, tem como formação história e nos deu uma aula sobre a Igreja e Empoli, nos levando inclusive por labirintos que contaremos amanhã. Até amanhã.